A INFLUÊNCIA DAS CORES NO COMPORTAMENTO HUMANO: ESTUDO EM BARES E RESTAURANTES

Gabrielly Aparecida Sapavine Furtado

Resumo


O presente trabalho irá abordar a influência das cores sobre o comportamento
humano, visto que as cores exercem estímulos sobre o corpo, mente e emoção.
Entender como as informações captadas pelos indivíduos nos ambientes são
interpretadas pelo cérebro humano faz com que o estudo do comportamento
humano frente aos ambientes construídos se torne um relevante campo de
pesquisa. Um exemplo da aplicabilidade desse estudo é observado ao analisar
restaurantes e redes de fast food que além de utilizar combinações de cores,
trabalham as imagens, texturas e aromas como estratégia de neuromarketing. O
resultado dessa estratégia é observado no comportamento dos usuários, que se
sentem mais atraídos a consumir os alimentos disponibilizados nesses
estabelecimentos. As características da sociedade pós-moderna que desfruta de
rotinas cada vez mais aceleradas, acarreta no crescimento da demanda por
comidas feitas e entregues em menos tempo, já que a demanda por comidas
rápidas tem aumentado consideravelmente devido a diversos fatores econômicos e sociais. Dessa forma, ao juntar a necessidade de comidas rápidas e a criação de espaços que despertam o apetite dos usuários tem-se uma visão/amostra da
sociedade contemporânea, podendo em partes ser prejudiciais aos seus
consumidores chegando a acarretar de forma indireta a compulsão alimentar,
contribuindo significativamente para o aumento do índice de obesidade. Contudo, o objetivo central desta pesquisa é entender a influência das cores presente em um ambiente pode influenciar o comportamento humano e estimular determinadas ações.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.