ARQUITETURA ESCOLAR: SEU PAPEL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Nathália Imperial Polonini da Costa

Resumo


As discussões a respeito do tema educação e arquitetura podem ser observadas nos mais diversos ambientes. Para uma melhor contextualização, a principal ideia norteadora desta pesquisa consiste em relacionar o espaço edificado com o
desenvolvimento e aprendizagem infantil, quais são as influências positivas e
negativas causadas pelo meio e como elas interferem na vida humana e como são fundamentais os espaços de brincar, principalmente na primeira infância. Tal pesquisa também aponta como a neuroplasticidade humana pode ser moldada através dos sentidos e da percepção ambiental, a relação apontada entre estímulos do meio e o comportamento humano pode ser explicada pela nova vertente de estudos que une a neurociência e a arquitetura, denominada neuroarquitetura. Para desenvolver e ilustrar o tema, aborda-se diversos autores, realizando assim uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, destacando o processo de desenvolvimento infantil e como o meio lúdico e saudável pode influenciá-lo positivamente. Em seguida são considerados a apresentação dos estudos de caso realizados em duas escolas a fim
de finalizar a relação entre a arquitetura e o desenvolvimento e aprendizagem infantil.
Dessa maneira a pesquisa realizada evidenciou a necessidade de que escolas sejam projetadas priorizando as relações entres os alunos, proporcionando espaços de qualidade para a construção de conhecimento, por conseguinte a construção de uma sociedade bem desenvolvida.


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