ARQUITETURA ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE AS DIRETRIZES PROJETUAIS DO FNDE

Jean Carlos Passamai Mendonça

Resumo


A presente pesquisa trata da importância do ambiente físico escolar no processo de ensino/aprendizagem diante das premissas e objetivos da educação. O MEC, através do FNDE criou o Manual de Orientações Técnicas que estabelece diretrizes projetuais fundamentais em consonância com a concepção contemporânea de arquitetura escolar. Para verificar o cumprimento destas diretrizes no município de Cachoeiro de Itapemirim, foram selecionadas três escolas públicas municipais de ensino fundamental. A metodologia empregou análise empírica e dos projetos arquitetônicos fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação, bem como registros fotográficos de visitas in loco. Ao final, objetivou-se identificar o percentual mínimo de cumprimento destas diretrizes com o intuito de concluir se o ambiente físico escolar analisado está em consonância com as diretrizes projetuais estabelecidas pelo Manual do FNDE. O resultado obtido demonstra necessidade de diversas adequações nos ambientes físicos escolares para contribuição na promoção de uma educação de qualidade através de uma concepção contemporânea de arquitetura escolar.

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